Os efeitos nocivos dos óculos de leitura vendidos por camelôs

0
167

O que é a presbiopia?

Presbiopia é a deficiência de visão que o leigo chama de ‘vista cansada’. Não se trata de uma doença dos olhos e é simplesmente a perda do poder acomodativo do cristalino, dentro do olho. Todos nós um dia seremos presbitas e teremos a chamada vista cansada e precisaremos usar óculos de leitura.

Quando se inicia a presbiopia?

Na grande maioria das pessoas, se inicia após os 40 anos de idade. Invariavelmente aos 42 anos as pessoas afastam as pequenas letras dos olhos ou procuram claridade para poderem ver nitidamente.

O que é cristalino?

O cristalino é uma pequena lente flexível, localizada dentro do globo ocular, logo atrás da íris (o colorido do olho) e é responsável pela visão nítida em todas as distâncias. Quando se olha para perto, seu grau aumenta e quando se olha para longe seu grau diminui. Isto significa a acomodação. Este mesmo cristalino é que, geralmente após os 65 anos, costuma tornar-se opaco, surgindo então a conhecida doença ‘catarata’.

Qual o tipo de óculos recomendado para correção da presbiopia?

Em 60% das ocorrências a ‘vista cansada’ poderá ser corrigida com óculos simples com lentes de aumento. Porém nos outros 40%, os óculos simples (camelôs) não são eficientes, devido à presença do defeito visual conhecido como astigmatismo, evidentemente combinado com a presbiopia. Também quando os graus em ambos os olhos são diferentes (anisometropia) a visão com estes óculos, fabricados sem as condições ideais, são nocivos a boa visão. Igualmente, estes óculos prontos não têm medida de Distância Pupilar de acordo com cada um dos usuários. Nestes casos se faz necessário um exame de refração ocular, em especialistas. Em todos os casos é importante a consulta com um especialista.

Como deve ser corrigida a presbiopia?

O procedimento correto é consultar um especialista em refração ocular. Ele fará as medidas dos graus necessários, em acordo com a análise ocupacional, corrigindo também os astigmatismos e os diferentes graus entre olho direito e olho esquerdo.

Qual tipo de óculos deve ser usado?

A presbiopia, no seu estado inicial, poderá ser corrigida com óculos do tipo meio aro, também conhecidos como ‘meia taça’ com graduação somente para perto, deixando a visão de longe livre e sem correção.Como estes óculos são associados com velhice, não são bem aceitos pela maioria das pessoas. Existem recursos estéticos que são muito úteis, especialmente para senhoras e profissionais modernos, que não desejam transparecer a idade.

Recurso estético:Para aquelas pessoas que não desejam transparecer a idade e que já passaram dos 42 anos, além de outras que não desejam colocar e retirar os óculos sucessivamente para longe e perto, existe o recurso do uso de aros maiores, porém com lentes conhecidas como multifocais progressivos. Estas lentes proporcionam uma aparência mais jovem, pois além de permitirem visão nítida em todas as distâncias, elas mudam da visão de longe para perto, sem os inconvenientes das antigas linhas divisórias das lentes bifocais que também denunciavam a idade. O “status” que passa modernidade é o uso de lentes multifocais progressivas. Estas lentes modernas alcançaram um sucesso mundial sem precedentes.

O crescimento da presbiopia

Nos primeiros anos de uso de lentes de aumento, a presbiopia cresce com maior intensidade, sendo necessário trocar as lentes de dois em dois anos. Mais tarde este crescimento diminui e os exames poderão ser feitos de três em três anos. A presbiopia cresce tanto que após os 50 anos passa a atingir a visão de longe. Neste ponto será necessário correção para longe e para perto. Ainda nesta situação as lentes progressivas são de grande utilidade.

Postado por Blog do Ney Dias